Projeto de piscicultura em Coruripe deve iniciar na primeira quinzena de junho

30/05/2012 21:08

por Assessoria

O secretário municipal de Turismo e Pesca, Manoel Santos, esteve reunido nesta terça-feira (29), com o gerente agrícola da Usina Coruripe, Cícero Augusto, onde apresentou o projeto arquitetônico de ponto de apoio e escadaria para uso da barragem da usina cedido ao projeto “Desenvolvendo a Piscicultura em Coruripe”, que está previsto para iniciar na primeira quinzena de junho.


Trinta famílias, sendo, 15 alunos do Projovem Rural da Pindorama, e as demais da Associação dos Ostreicultores de Barreiras (Aobarco), estão envolvidas. O projeto é emenda parlamentar, do deputado federal Joaquim Beltrão, através do Ministério da Pesca e Aquicultura e contrapartida de 15 mil reais da Prefeitura de Coruripe, totalizando o valor de 414 mil reais.


“Para iniciar o projeto estamos esperando chegar cento e dez tanques-rede, ração e alevinos, nesta primeira quinzena. Chegaram frízeres, balança, caixas térmicas, cordas, baldes e outros utensílios”, disse o secretário da pasta, Manoel Santos.


O projeto vai receber mais 100 tanques-rede, já a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai doar 30 mil alevinos por mês, inteirando 360 mil alevinos durante a execução do projeto de um ano.


“Após a criação dos alevinos as famílias integradas no projeto vão comercializar o produto. São ações como essas que permitem geração de renda e o desenvolvimento da piscicultura em Coruripe”, frisou o prefeito Marx Beltrão.

 

O Projeto

 

Ao todo serão disponibilizados 210 tanques-rede, a coordenação do projeto abrange a Secretaria Municipal de Turismo e Pesca e a Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco). Estão envolvidos na ação, a Codevasf, Governo do Estado, Usina Coruripe, Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Prefeitura de Coruripe contratou empresa para prestar assessoria técnica e empresarial na atividade.